sábado, 28 de março de 2009

CUIDADOS

Minha cadelinha virou mocinha!
Saiba o que fazer para evitar problemas quando as 'meninas' entram no cio

por Mariana Viktor

Foto: Dreamstime
1. Com que idade cadelas e gatas entram no cio?
O primeiro cio começa entre 6 e 12 meses. Ele se repete a cada seis meses nas cadelas e a cada três meses nas gatas, mas varia com doenças, clima e a presença de outros animais.

2. Quanto tempo dura o cio?
Nas cadelas, cerca de 15 dias - o período fértil acontece no fim do sangramento, do oitavo ao décimo dia. O cio das gatas dura cinco dias, mas a ovulação ocorre só no acasalamento.

3. Quais são os sintomas do cio?
Cadelas sangram, ficam inchadas e se lambem muito. Gatas miam alto e à noite.

4. O que fazer para acalmá-las?
Há hormônios para evitar o cio, mas eles causam problemas hormonais e tumores nos órgãos reprodutivos. A solução é ter paciência.

5. Como evitar que as fêmeas fujam para namorar?
Não deixe portões entreabertos e evite manter perto das janelas qualquer móvel que possa ser usado como escada para acesso à rua. Fique de olho se sua fêmea começar a cavar para passar por baixo da cerca ou do portão. Para as gatas, basta pôr telas nas janelas.

6. Como evitar que sujem os móveis?
Gatos machos e fêmeas marcam território urinando em paredes e móveis. Só a castração antes da idade reprodutiva elimina esse problema. Para evitar que as cadelas sujem a casa, use capas impermeáveis no sofá, retire os tapetes do chão e cubra o carpete.


7. Colocar fralda absorvente nas cadelas faz mal?
Por serem incômodas e causarem irritação na pele, as fraldas absorventes não são indicadas para o cio. Elas servem só para animais com incontinência urinária ou fecal. Já as calcinhas higiênicas, bem mais leves e confortáveis, são ideais para cadelas que vivem dentro de casa. Mas fique de olho: muitas fêmeas mastigam e comem esse acessório! Lembre-se de tirar a calcinha para arejar a região e para que ela possa fazer xixi. Nas gatas, a calcinha não é necessária, porque elas não sangram quando entram no cio.

8. Se não castrar, quantos filhotes podem nascer?
Depende da raça. Cadelinhas de pequeno porte têm no máximo dois filhotes por gestação, enquanto as grandes podem ter sete ou oito crias. Gatas costumam parir quatro gatinhos. Por ano, isso dá até 16 cãezinhos e 16 miauzinhos!

9. Quanto custa manter a ninhada até doar os filhotes?
Considerando vacina, vermífugo e ração, um filhote de pequeno porte custa cerca de R$ 100 por mês, mais acessórios e veterinário.

10. Por que é importante castrar?
Além de eliminar de uma vez por todas os incômodos do cio, a castração das fêmeas evita que surjam infecções, tumores, hemorragias e gravidez psicológica. Nos machos, previne tumor de próstata e de testículos. Em ambos os sexos, a castração diminui o risco de fugas.
________________________________________
Conteúdo do site AnaMaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores