domingo, 15 de março de 2009

ADOTE UM AMIGO

ANUNCIE:
(11) 4427-7800

25/04/2008
Bichos & Cia
Internet facilita adoção de animais abandonados


Aline Bosio

Natália Fernandjes
Animais do Centro de Zoonoses podem ser adotados pela internet
A Secretaria de Saúde de Santo André implantou recentemente uma nova ferramenta para auxiliar a adoção dos animais abandonados recolhidos pelo Centro de Zoonoses. Desde setembro do ano passado os interessados em dar um novo lar para cães e gatos da cidade podem acessar aqui.

"Desde que implantamos o serviço até o início de março deste ano já colocamos para adoção 65 cães e nove gatos. Destes, 23 cães e três gatos já foram adotados", conta a médica veterinária Juliana Oliveira. Além de dados como sexo, idade, porte e temperamento, os internautas podem encaminhar perguntas, sem a necessidade de se deslocar até o Centro de Zoonoses.

"Alguns destes foram recolhidos das ruas, pois corriam o risco de serem atropelados. Outros foram encontrados amarrados em postes, árvores e até mesmo em frente à sede do Centro de Zoonoses", lamenta. O perfil da maioria dos animais oferecidos é o dos chamados SRD (Sem Raça Definida). Os mais procurados são filhotes de cães e fêmeas.

Os cães e gatos são vacinados contra raiva e os novos proprietários podem optar pela castração. Além disso, eles recebem um microchip com os dados do dono. "Este é um mecanismo que facilita o nosso trabalho caso algum desses animais seja encontrado na rua. Com os dados dos donos podemos contata-los e descobrir se ele fugiu ou se foi abandonado", explica Juliana.

Essa ação contempla o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Secretaria de Saúde de Santo André, a promotoria de Meio Ambiente e a União Internacional Protetora dos Animais, que regulariza o atendimento aos animais abandonados e contribui para o cumprimento da lei sancionada recentemente pelo governador José Serra, que prevê a criação de um programa de controle de reprodução de animais que inclua identificação, registro, esterilização cirúrgica e de encaminhamento a adoção, além de programa educacional à população.

A lei estadual estabelece ainda que os animais saudáveis que forem capturados e não reclamados pelos donos sejam encaminhados para adoção. O responsável temporário terá de comprovar que irá oferecer um local seguro e com boas condições para o animal.

"Antes desta lei os animais que não eram adotados eram sacrificados. Normalmente eles ficam cerca de 96 horas a espera do dono. Depois disso ele passa a ser de posse da prefeitura. Antes da lei eles ficavam cerca de um mês aguardando um interessado. Agora eles ficarão no canil por tempo indeterminado, até serem adotados", completa a veterinária.

Serviço
O site que disponibiliza informações sobre animais disponíveis para adoção é www.queroumbicho.com.br. O Centro de Zoonoses de Santo André fica na rua Igarapava, 239, bairro Valparaiso. O telefone para contato é 4990-5256.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores